728x90 AdSpace

Latest News

Movies

View All

Sports

View All

Business

Fashion

View All

Music

View All

Entertainment

View All

Music

View All

Education

View All

Random Post

Follow us on facebook

Fashion

Sports

Slider

News

Vertical

News

View All

Technology

View All
quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Combate à corrupção em Luanda /Noticia de Hoje/ (Angodivulga)

O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, definiu como principais tarefas do seu pelouro capacitar, fortalecer e abrir espaços para que os municípios trabalhem directamente com o cidadão na resolução das suas preocupações.



Ao presidir à cerimónia de apresentação do novo governador da província de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, a quem desejou êxitos nas suas novas funções, Adão de Almeida considerou a tarefa de governar Luanda gigantesca e difícil, que oferece responsabilidades acrescidas.
O recém-nomeado ministro da Administração do Território e Reforma do Estado apontou a densa urbanização, a alta demografia, o crescimento desordenado principalmente na periferia, a ocupação ilegal de espaços e a falta de respeito pelas autoridades por parte dos luandenses como os desafios que a província tem e que Adriano Mendes de Carvalho vai enfrentar com competência e muita responsabilidade.
Os problemas de Luanda, salientou, têm solução. A primeira delas, acrescentou, passa pela diminuição da intervenção central e o reforço da intervenção dos municípios. “Chegou a era de os municípios desempenharem o seu verdadeiro papel e essa é, seguramente, uma das linhas estratégicas que temos que desenvolver.” 
Reforçar a interacção dos municípios, capacitando-os cada vez mais nos diferentes domínios, para que sejam capazes de dar respostas às diferentes questões que se colocam, bem como a municipalização dos serviços foram também apontados como alguns dos objectivos daquele ministério. 
“Precisamos de municípios cada vez mais próximos, capazes de impor mais disciplina e que trabalhem mais directamente com os cidadãos. Queremos contar com os cidadãos, ouvi-los e obter a participação e a colaboração da população o máximo possível”, disse o ministro, acrescentando que esse é o novo paradigma aspirado na administração local.  Adão de Almeida reconheceu que o caminho a prosseguir é longo e difícil, mas que o envolvimento e a participação dos cidadãos são peças fundamentais para um melhor diálogo e abertura de modo a resolver tudo que aflige a munícipes. 

Travar a corrupção 
O novo governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, defendeu maior responsabilidade dos dirigentes para servirem de exemplo aos seus colaboradores.
O governador realçou que pretende implementar uma atitude baseada na capacidade de recusar e combater as práticas negativas, em todas as suas manifestações. “Cada um de nós deve fazer bem o seu trabalho, dedicar-se com zelo às tarefas de preservação da cidade de Luanda. Por isso, peço ao cidadão, às entidades religiosas, associações, empresas e famílias para ajudarem nesta responsabilidade de dever cívico e moral.”
Adriano Mendes de Carvalho disse que é preciso humanizar os serviços, desde as administrações municipais às escolas e hospitais. “Deve-se eliminar a ideia do lucro fácil e a falta de interesse no bem comum. A Lei da Probidade Administrativa deve começar pelos dirigentes para que depois sejam cobrados aos seus colaboradores”, salientou.
O governador apelou para a necessidade de se reorganizar a arrecadação de receitas, alargar as fontes, nos termos da reforma fiscal em curso e assegurar que estes recursos tenham um único destino: a Conta Única do Tesouro.

Na cerimónia de tomada de posse, realizada no dia 30 de Setembro, o Chefe de Estado pediu aos governadores das 18 províncias a “ prescindirem do seu poder para os municípios “, fazendo jus à máxima de que a vida faz-se nos municípios.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Combate à corrupção em Luanda /Noticia de Hoje/ (Angodivulga) Description: Rating: 5 Reviewed By: João A. Alexandre
Scroll to Top