728x90 AdSpace

Latest News

Movies

View All

Sports

View All

Business

Fashion

View All

Music

View All

Entertainment

View All

Music

View All

Education

View All

Random Post

Follow us on facebook

Fashion

Sports

Slider

News

Vertical

News

View All

Technology

View All
quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Percurso da moeda nacional em mostra 2017Jornal de Angola (ANGODIVULGA )

“Do zimbo ao kwanza” é o tema da mostra colectiva de arte a ser inaugurada na sexta-feira, às 18h30, na galeria Tamar Golan, na Baixa de Luanda, que retrata alguns registos históricos da moeda nacional antes e depois da época colonial.



Vários artistas retratam alguns registos históricos da moeda
Fotografia: Edições Novembro


Em declarações, ontem ao Jornal de Angola, o artista plástico Walter Pataca, mentor do projecto, explicou que nesta exposição participam os pintores Cristiano Mangovo, Heitor Paulo, Adão Mussungo, Dom Sebas Kassule e o próprio.
Cada artista, assegurou Walter Pataca, vai participar em média com três quatdos, onde a ideia é permitir que os mesmos apresentem vários temas relacionados com o angolar, escudo, zimbo, sal, cobre, panos, marfim, macuta, fazendas e kwanzas.
As obras, realçou o pintor, retratam o percurso da utilização em Angola, de colares formados por rodelas de conchas de caracóis e outras furadas no centro e enfiadas em fios de fibras têxteis como instrumento de troca. A mostra disse Walter Pataca conta a história da queda do valor do zimbo, que deu lugar à predominância dos “panos” como moeda mais generalizada, seguindo o sal, cobre, escravos e marfim, que eram também outros instrumentos de troca.
A ideia, explicou o mentor da exposição, é apresentar um trabalho que procure não fugir “verdadeiramente à identidade nacional e internacional da moeda angolana.” Este grupo de artistas procura transmitir ao público a importância de trabalhar-se com material como dinheiro, fazendo a selecção de várias obras de arte com técnicas como acrílico e mista.
O também arquitecto Walter Pataca explicou que explorou o surrealismo nos seus trabalhos, utilizando uma das moedas e notas mais emblemáticas do continente africano o “kwanza”, retratando aspectos culturais, explorando o retrato da rainha Njinga Mbande e dos Chefes de Estado.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Enviar um comentário

Item Reviewed: Percurso da moeda nacional em mostra 2017Jornal de Angola (ANGODIVULGA ) Description: Rating: 5 Reviewed By: João A. Alexandre
Scroll to Top